27 de novembro de 2018

4 Horsemen



Editora: Vertigo (V2K)
Autores: Robert Rodi (texto) e Esad Ribic (arte)
Lançamento: 2000
Número de edições: 4 edições
Disponibilidade: Importado

Sinopse:
Os terríveis quatro cavaleiros do apocalipse descem na Times Square em Nova York nas batidas da meia noite de 1º de janeiro de 2000. Ansiosos para colocar em prática a devastação que é o seu dever, eles são desprezados pela multidão que apesar de parecerem ansiosos pelo seu retorno, não parecem reconhecê-los e acreditam que os quatro fazem parte de um grande show de réveillon.

Fome, Guerra, Peste e Morte então, se acolhem em um bar nas proximidades para refletir sobre que tipo de mundo saúda sua chegada e acabam por ouvir pessoas que falam sobre o status do mundo atual.

Fome conversa com uma técnica de laboratório de reprodução sofrendo de um dilema moral: ela tinha deixado de ser uma ativista pró-aborto e se tornado uma partidária da política pró-vida, para enfim, desiludida, encerrar como uma dona de casa apática. Não lhe importava o que era certo mais, ela sentia culpa por estar errada.

Um executivo que acabava de sofrer um revés na sua escalada pelo poder corporativo, mas que jogava para reconquistá-lo ensina Guerra sobre as novas batalhas travadas nos bastidores das corporações, onde as armas são a trapaça, a concorrência, mercado de ações e principalmente o dinheiro.

Uma assalariada pobre e negra introduz a Peste à epidemia da vigilância, com suas câmeras por todos os lados, seus testes aleatórios de drogas e checagem eletrônica de antecedentes que têm devorado a privacidade de todas as pessoas.

E por fim, Morte aprende com um garoto confuso como que o misto de sensações e informações nesse problemático e tumultuado fim século cheio de novidades sem conteúdo ou contexto, existe, na verdade, um destino até pior que ele.

Eles então percebem que se seus antigos papéis não trouxeram o mundo a beira da destruição, eles precisam reavaliar suas ações... SPOILER: <<...e assim, para trazer o apocalipse eles devem se resignificar e se transformar em Fertilidade, Corporação, Privacidade e Incoerência.>>

 

Considerações:
Cheguei nesse título principalmente porque me interessava a premissa geral da história dos quatro cavaleiros do apocalipse chegando à Terra virada para o ano 2000 para cumprir o destino bíblico e com certeza, gostei da conclusão final da história que tenta "atualizar" a manifestação das entidades. A arte do croata Esad Ribic está muito boa, mas ainda um pouco presa em relação ao seu trabalho que vi alguns anos mais tarde em Loki e Surfista Prateado: Réquiem. O roteiro se embola em alguns momentos, mas creio que se deve a necessidade de comprimir muita informação em apenas quatro edições, o que deixa a história relativamente "apertada" principalmente na última edição, que pareceu terminar de forma tão apressada que me fez questionar se custava muito pra Vertigo encerrar essa edição com um pouco mais de páginas.

Avaliação: 7 selos do apocalipse

Nenhum comentário:

Postar um comentário